Você está aqui: Página Inicial Técnicas Avançadas em Ecocardiografia

Técnicas Avançadas em Ecocardiografia

Composto por 20 capítulos com temas atuais cuidadosamente escolhidos pelos autores, Técnicas Avançadas em Ecocardiografia conta com a participação de vários especialistas de destaque nas áreas de interesse, incluindo os coordenadores dos melhores e mais conhecidos laboratórios de ecocardiografia envolvidos em pesquisa e ensino do país. Ricamente ilustrada, a obra apresenta as novas técnicas e tecnologias do exame diagnóstico por imagem cardiovascular mais utilizado na prática clínica.

Em linguagem simples e didática, além de apresentar o estado da arte das modernas tecnologias e suas aplicações na prática médica, os autores expõem as novidades que em breve poderão ser incorporadas para aumentar o potencial diagnóstico do exame. Um exemplo é a análise da deformação miocárdica (strain e strain rate) particularmente pela técnica de speckle tracking - alvo de numerosos estudos como método de detecção precoce de disfunção miocárdica e da alteração da mecânica cardíaca, que não são identificadas por técnicas convencionais.

O livro contou com a colaboração de Valdir Ambrosio Moisés, professor adjunto livre-docente da disciplina de Cardiologia da Unifesp, que assinou o prefácio e participou do capítulo 11 - Papel da Ecocardiografia na Avaliação de Cardiotoxicidade. Além de Valdir, outros nomes da Unifesp colaboraram com a obra: Claudio Henrique Fischer, médico do setor de Ecocardiografia da Unifesp - Cap 13 Avaliação Ecocardiográfica para Assistência aos Procedimentos na Sala de Hemodinâmica e em Sala Híbrida -: Frederico José Neves Mancuso, médico assistente da disciplina de Medicina de Urgência da Unifesp – Cap. 2 Avaliação Ecocardiográfica Avançada do Átrio Esquerdo -; e Orlando Campos Filho, professor associado de Cardiologia e chefe do Setor de Ecocardiografia da Unifesp – Cap. 2 Avaliação Ecocardiográfica Avançada do Átrio Esquerdo.

Sobre os autores: Viviane Hotta é médica assistente da Unidade Clínica de Miocardiopatias do Instituto do Coração/Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP) e médica assessora em Ecocardiografia no Fleury Medicina e Saúde. Já Marcelo Vieira é professor livre-docente de Cardiologia na FMUSP, médico assistente do Serviço de Ecocardiografia do InCor/FMUSP e médico assistente do Setor de Ecocardiografia do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

 

Editora: Elsevier

Autores: Viviane Tiemi Hotta e Marcelo Vieira

Áreas de interesse: Medicina, Cardiologia 

Páginas: 272

Ações do documento