Você está aqui: Página Inicial Serpentes da Caatinga: Guia ilustrado

Serpentes da Caatinga: Guia ilustrado

O livro "Serpentes da Caatinga: Guia ilustrado" apresenta por meio de 152 pranchas com fotografias coloridas um total de 113 espécies de serpentes da Caatinga. São ilustradas as variações ontogenéticas e polimorfismos no padrão de coloração de determinadas espécies.

Para cada serpente apresentada são fornecidas informações sobre a morfologia (tamanho, massa e dentição), o uso de hábitat (horário de atividade e substrato), os hábitos alimentares (principais itens), o modo reprodutivo (ovípara ou vivípara), as táticas defensivas e se a mesma oferece risco de envenenamento grave ao ser humano. 

As espécies de serpentes estão agrupadas por coloração, a fim de facilitar o seu encontro pelo leitor. Antes das pranchas de identificação há um texto introdutório sobre a Caatinga e sobre serpentes, que caracteriza e sumariza os principais aspectos de história natural desses animais (também ilustrados nas pranchas). 

O guia ainda inclui, textos sobre outros vertebrados serpentiformes e sobre outros répteis que podem ser encontrados na Caatinga. Ao final do guia, há comentários taxonômicos sobre algumas das espécies. Por fim, há uma lista de todas as serpentes registradas para a Caatinga até o momento, e quais delas são endêmicas, complementada por informações sobre a fisionomia vegetal utilizada por cada espécie.  

O livro é assinado pela pós-doutoranda Thais Guedes do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Unifesp. O lançamento será no dia 19 de outubro de 2017, às 18h30, Museu Biológico do Instituto Butantan. Av. Vital Brazil, 1500, Bairro Butantã, São Paulo-SP.

 

Autores: Otavio Marques, André Eterovic, Thaís Guedes & Ivan Sazima

Editora: Ponto A

Agência de Fomento: Fapesp

Número de páginas: 240

Contato para compra: comunicacao@ponto-a.com

 
Ações do documento