Você está aqui: Página Inicial Objetos, paisagens e patrimônio: arqueologia do colonialismo e as pessoas de Guarulhos

Objetos, paisagens e patrimônio: arqueologia do colonialismo e as pessoas de Guarulhos

A pesquisa arqueológica sobre Guarulhos, da professora da EFLCH/Unifesp Cláudia Plens, permite uma abordagem comparativa para a discussão da relação entre o documento escrito e a cultura material.

Aplica-se ao conhecimento do passado, ao debate teórico-metodológico e conceitual sobre Arqueologia Colonial, Arqueologia da Paisagem e Arqueologia do Movimento, e ao entendimento da forma como a sociedade compreende a cultura material como patrimônio e quais as posturas da sociedade civil e equipes governamentais para o manejo e proteção dos remanescentes do passado.

A contribuição da pesquisa decorre da amplitude dos temas abordados: colonização, geografia e espacialidade, migrações, trabalho escravo indígena e, por fim, mobilidade e movimento de pessoas, objetos, ideias e patrimonialização.

Ao discutir paisagem, urbanização, edificações e cultura material, os artigos do livro proporcionam uma visão singular da colonização europeia no Novo Mundo, ligando as culturas indígenas locais com o mercantilismo europeu do século XVI.  Este processo realizado pelos dois mundos resultou na modificação da natureza do espaço de produção, e marcará o desenvolvimento urbano moderno de Guarulhos.

 

Editora: Annablume

Organizadora: Cláudia Plens

Áreas de interesse: Arqueologia, História.

 

Páginas: 254

Ações do documento