Você está aqui: Página Inicial Guia de Prática de Lembrar

Guia de Prática de Lembrar

A doutoranda Roberta Ekuni e a docente Sabine Pompeia, ambas do Departamento de Psicobiologia da Unifesp, traduziram o "Guia de Prática de Lembrar" publicado pela Washington University in St. Louis, que é resultado de pesquisas de cientistas que são referências mundiais na área (Drª. Pooja K. Agarwal, Dr. Henry L. Roediger, III, Dr. Mark A. McDaniel, Drª. Kathleen B. McDermott).

O guia é gratuito e tem como objetivo explicar uma técnica de estudo que é comprovada pela Psicologia Cognitiva como eficiente, bem como ensinar como estudantes e professores podem implementar essa técnica no seu dia a dia. Muitas vezes, os alunos estudam e logo esquecem o conteúdo. Contudo, pesquisas mostram que o ato de estudar via Prática de Lembrar faz com que os alunos lembrem da informação por mais tempo!

O Guia foi traduzido pelo sistema "back translation" (tradução reversa), no qual o original é traduzido para o português e essa tradução é traduzida de volta para o inglês por uma pesquisadora nativa na língua inglesa. Essa versão retraduzida foi analisada pela Drª. Pooja K. Agarwal e, só após essa conferência, ela foi publicada em português.

Acesse o link para baixar gratuitamente o guia: http://www.retrievalpractice.org/baixe-o-guia