Você está aqui: Página Inicial Formas do Teatro de Comédia - A obra de Oduvaldo Vianna

Formas do Teatro de Comédia - A obra de Oduvaldo Vianna

Oduvaldo Vianna, jornalista, tradutor, adaptador, encenador, ator, empresário, professor e diretor de escola dramática, autor de várias peças teatrais, algumas mais bem-sucedidas, outras nem tanto. Na área teatral, além de ter mostrado exímio domínio da narrativa e da utilização de recursos cênicos, procurou meios de expressão que representaram avanços em termos técnicos, ideológicos e empresariais. Por que uma pessoa com tais atributos não é lembrada? Por que o confundem sempre com Vianinha, seu filho?

Em Formas do Teatro de Comédia: A Obra de Oduvaldo Vianna, o autor Wagner Martins Madeira levanta pistas para explicar o esquecimento em que se encontra Oduvaldo Vianna. Entretanto, sua preocupação maior é resgatar esse homem de teatro e sua produção, analisar a recepção crítica e de público que o autor teve em sua época, para que a confusão com o filho, por exemplo, perca sua razão de ser. Com minuciosa análise de escritos de Oduvaldo e sobre Oduvaldo, disseca suas obras teatrais – sobretudo as comédias, gênero em que obteve mais sucesso -, examina seus recursos cômicos e indica quais poderiam ser reencenadas atualmente com igual êxito. Afinal, Oduvaldo Vianna foi o precursor na utilização de vários desses recursos, ainda hoje presentes em nossos palcos, com ampla aceitação do público. 

Para aqueles que já conhecem Oduvaldo e sua obra, este livro proporcionará recordações deleitosas; para aqueles que o conhecem pouco, permitirá um aprofundamento e uma maior intimidade; para aqueles que não o conhecem, fará do homem, do profissional e da obra uma apresentação irretocável. Em todos, despertará a vontade de assistir a encenações de suas peças.

 

Autor: Wagner Martins Madeira 

Editora: Fap-Unifesp

Áreas de interesse: Teatro, Cultura e História 

Páginas: 352

 
Ações do documento