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Edição, Imprensa e Poder na França no Século XX

Jean-Yves Mollier, um dos melhores historiadores da edição contemporânea, reconstrói, nesta obra, a história de um século do tumultuado triângulo amoroso composto pelo comércio de livros, pela imprensa e pelo poder.

Se a história mostra que os jornais e as editoras tradicionalmente ignoravam e até combatiam a dinâmica do poder político, o século XX, por sua vez, foi marcado pelo estabelecimento de vínculos escusos e pela crescente harmonização entre esses dois mundos. Tentar decifrar esse movimento incessante de proximidade é a tarefa a que se propõe o autor, que evidencia o papel significativo que as diversas instâncias do poder – estatais, financeiras, políticas e religiosas – desempenham na evolução das empresas do setor editorial, misturando a política e a ideologia com a cultura e a economia. 

Possibilitado pela recente e tardia liberação de acesso a importantes fontes primárias, como os arquivos da gigante Librairie Hachette, este estudo apresenta uma síntese inédita que tenta abarcar no mesmo olhar o conjunto do sistema midiático, da imprensa escrita à internet. Partindo da ideia de que, atualmente, a mídia audiovisual se integra em conglomerados que englobam editoras, revistas e diários, o livro desvenda o processo de formação dos grandes grupos de comunicação que agregam imprensa e edição e disputam entre si o domínio dos mercados de educação, entretenimento e informação na França. 

Jean-Yves Mollier é doutor em história pela Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne) e professor da Universidade de Versalhes Saint-Quentin-en-Yvelines. Dedica suas pesquisas sobretudo à história do livro e das mídias impressas e eletrônicas.

 

Editora: FAP-Unifesp

Autor: Jean-Yves Mollier

Áreas de interesse: História

Páginas: 456

 
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